Avançar para o conteúdo principal

Bolachas com Pepitas de Chocolate


Acho que bolachas com pepitas de chocolate têm uma conotação extremamente agradável. Com um copo de leite, são o completo significado de ambiente de Natal.
No entanto, para fazer 2 tabuleiros delas, é preciso ter duas toneladas de bastantes pepitas de chocolate.
Adoro pepitas de chocolate; não que use muito, mas nem que seja meia dúzia no topo de um bolo dá logo um aspeto agradável...
Ao contrário do preço. Em Portugal as marcas investem pouco nesse tipo de coisas, e por isso uma única marca tem o monopólio das pepitas de chocolate no país. O que me faz pôr ligeiramente de lado a minha vontade de decorar bolos com pepitas de chocolate. Mesmo assim comprei-as várias vezes, porque não consigo evitar e ficam mesmo boas. (e em Espanha são vendidas a metade do preço.)
Até há bem pouco tempo, só tinha feito uma vez bolachas com pepitas de chocolate. Até que, quando estava a fazer compras no E-Leclerc, encontrei pepitas de chocolate da marca guia. 
A quase um terço do preço.
Pai Natal, aqui vão as tuas bolachinhas, algo atrasadas. 
E deliciosas.







Bolachas com Pepitas de Chocolate
Adaptadas daqui
Para cerca de 20 bolachas grandes

Ingredientes:

[  260g de farinha para todos os usos
[  1/2 colher de chá de bicarbonato de soda
[  1 pitada de sal
[  160g de manteiga sem sal 
[  150g de açúcar mascavado puro de cana
[  100g de açúcar branco
[  1 ovo L à temperatura ambiente
[  1 gema de ovo L à temperatura ambiente
[  2 colheres de chá de aroma de baunilha (ou essência)
[  200g de pepitas de chocolate negro (ou a gosto)

Preparação:

| Pré-aquecer o forno a 160 graus. Preparar dois tabuleiros com papel vegetal. Os tabuleiros têm de estar frios quando as bolachas forem colocadas nestes.
| Derreter a manteiga e deixar arrefecer.
| Peneirar a farinha com o bicarbonato de soda e o sal e misturar.
| À parte, bater com a batedeira elétrica a manteiga, o açúcar branco e o açúcar mascavado.
| Acrescentar, batendo, o ovo, a gema e a baunilha. 
| Juntar a mistura de farinha e bater na velocidade mínima. 
| Adicionar as pepitas de chocolate e mexer.
| A massa pode ser refrigerada durante meia hora para uma moldagem mais eficaz, mas este passo não é absolutamente necessário.
| Formar bolas com a massa e colocar nos tabuleiros, deixando espaço entre elas e, se necessário, molhando as mãos em água fria (para não aquecerem, ou a massa pega-se e é difícil moldá-las).
| Levar ao forno até as bordas estarem douradas e o centro estiver ainda macio, mas sem que estejam cruas.  A receita original sugere 15 a 18 minutos, mas precisei de cerca de 20 minutos. Trocar os tabuleiros a meio do tempo.
| Deixar arrefecer sem retirar do tabuleiro. Poderão ser retiradas com uma espátula de metal, mas não achei necessário.





As bolachas ficaram um bocado mal cozidas e tive de as pôr a cozer outra vez. Tirei-as cedo demais do forno (muito tempo antes) porque da última vez que fiz estavam moles e deixei-as queimar, já que é suposto elas não estarem realmente sólidas logo que saem do forno. Levei-as ao forno durante mais algum tempo logo que reparei e, para minha surpresa, ficaram deliciosas à mesma! Se seguirem o intervalo de tempo estipulado penso que não terão problemas.
Resumidamente, ficaram muito boas, «chewy» e saborosas! Se as fizesse novamente talvez moldasse bolachinhas mais pequenas. Adorei a textura e o sabor. Deu para imensas bolachas e não duraram 2 dias :) Entretanto guardei-as num recipiente hermético e ficaram como novas.

 (...e já agora: não, não estou a ser paga para publicitar as pepitas :P)

Comentários

  1. Já pensei imensas vezes em comprar pepitas de chocolate, para por nas panquecas e assim acho que ficava optimo. Infelizmente o preço delas nunca me agradou nem um pouco portanto o que estou a pensar fazer é comprar uma tablete de chocolate (com a maior percentagem de cacau de preferência) e partir aos bocadinhos. Não é a coisa mais bonita mas parece-me que é o melhor a fazer :p
    Tens toda a razão, esse tipo de bolachas de chocolate remetem logo para o Natal; Ficaram bem bonitas e quanto ao sabor, também não duvido que esteja divinal :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Em adolescente, estas eram umas das minhas bolachas preferidas! Lembro-me de estar a estudar com um pacote ao lado e quando dava por mim... já tinha ido!!
    Estas bolachas são sempre bem recebidas! :)

    ResponderEliminar
  3. Foste tu que me falaste nessas pepitas de chocolate mais baratas, mas no E.Leclerc onde fui não as encontrei. As da Vahiné são óptimas mas pecam pelo preço exorbitante, e a embalagem é tão pequena que para uma receita quase não chega!
    Sempre que vou a Espanha trago de lá, a marca Valor tem umas embalagens de 250 gr. de pepitas de chocolate negro óptimas e muito em conta no preço.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o valor das pepitas mas por cá nunca vi as do E.leclerc, costumo comprar numa loja de produtos para bolos que são óptimas e 250 gramas nem chega a um euro:)
    Bolachas gulosas e lindas não se pode pedir mais, uma tentação.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Bolachas com pepitas de chocolate têm óptima conotação :)
    Concordo contigo, o preço das pepitas é um bocado exorbitante! Nas férias trouxe de Espanha a metade do preço, enfim...
    As bolachas ficaram com óptimo aspecto!!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Olá avelã...

    de vez em quando compro no hipermercado bolachas deste género, mas em dúvida que feitas em casa devem ser extraordinariamente melhores :-)
    Um dia qualquer aventuro-me :-)
    Essas tem bom aspecto e com leitinho então... Humm :-)

    Beijinhos***
    joana

    ResponderEliminar
  7. Oláááá, em primeiro lugar quero agradecer cada palavra, cada incentivo que vc deixou no meu blog para que eu me superasse na corrida! Foi muuuuito importante para mim!!! Muito mesmo!!! Obrigada!!! Bom, por aqui esse estilo de biscoito só vende lá na Starbucks, sabe? Custa carinho, mas eu ainda quero experimentar! Acho linda essa tradição do leite com biscoito, acho tão bonito nos filmes... Hahaha Um dia quero conhecer a Europa e os EUA também! Muito ansiosa para isso!!! Um beijo pra vc

    ResponderEliminar
  8. chegaram mesmo a tempo...estou só a preparar mais um copo de leite para me deitar
    :)

    ResponderEliminar
  9. Que bom aspecto! Adoro bolachas com pepitas de chocolate!!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t