Avançar para o conteúdo principal

Creme de Vegetais com Salmão (Sem Lactose, Mais Saudável)


Quando comecei a cozinhar decentemente (não há tão pouco tempo) seguia as receitas cegamente. Se um passo não estava tão bem especificado ficava ligeiramente irritada. Media o molho de tomate num copo medidor (o que não é assim tão bom quando se faz 2 ou 3kg de carne, porque chega ao litro de molho e os espectadores - intrusos na cozinha, basicamente - ficam horrorizados...) e não fazia a mínima alteração a nada.
A medo comecei a mudar algumas especiarias e farinhas. Curiosamente, os resultados continuaram a não ser lá grande coisa (portanto não se preocupem que não vão aparecer aqui, até porque não tirava fotos!). 
Não vou dizer que  agora sou a pessoa mais espontânea ou mais criativa em termos culinários. Mas não tenho medo de mudar uma receita. Ainda mais quando é comida de refeição, que é fácil de inventar... 
Quando descobri que afinal não tinha lido bem a receita de um Salmon Chowder com umas fotografias deliciosas confesso que não fiquei eufórica. Não tinha pimenta em grão, aipo, caldo líquido de galinha, meio quilo de batata vermelha, milho congelado, half-and-half (os ingleses e os seus 10 tipos de natas/cremes diferentes!) nem bacon. Também não tinha reparado que os ingredientes ficariam basicamente a boiar no caldo e nas natas (...não, eu não desconfiei por ser branca. A isto se chama perspicácia.). E sinceramente algumas coisas também não eram muito apelativas. 
Tentei fazer a receita um bocadinho mais saudável e mudei os ingredientes e o procedimento. Não fiz nada de mais, mas ficou muito boa!









Creme de Vegetais com Salmão (Sem Lactose, Mais Saudável)
Adaptado daqui
Para 4 pessoas

Ingredientes:

[  2 postas de salmão (podem 2 lombos, medalhões ou outros, congelados ou não)
[  Vinho verde branco a gosto
[  Sal marinho
[  1 chávena de salsa fresca (ou a gosto) (uso dividido)
[  Órégãos a gosto
[  Sumo de meio limão
[  Pimenta branca a gosto
[  1 colher de sopa bem cheia de manteiga
[  1 cebola média
[  3 dentes de alho
[  2 colheres de sopa de farinha
[  1 colher de sopa de farinha de espelta
[  3 chávenas de água a ferver
[  1 1/2 caldo natural de galinha
[  150g de batata
[  250g de chuchu
[  1 cenoura grande
[  100g de courgette
[  100g de abóbora
[  200ml de creme culinário de aveia, soja, arroz ou natas
[  200ml de leite magro

Preparação:

| Se o salmão estiver congelado, descongelá-lo durante pelo menos 20 horas em leite.
| Colocar o salmão num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e cobrir com um pouco de vinho, sal grosso, alguma salsa picada, oregãos e apenas uma pitada de pimenta.
| Levar ao forno pré-aquecido a 200 graus durante aproximadamente 20 minutos ou até estar cozinhado.
| Quando estiver pronto, retirar todas as espinhas, no caso de existirem, e partir em pedaços pequenos.
| Derreter a manteiga numa panela (em lume médio).
| Após derretida, juntar a cebola e o alho bem picados. Deixar refogar durante alguns minutos, juntando a salsa picada restante a meio do processo.
| Juntar as farinhas e misturar rapidamente durante cerca de um minuto após incorporadas.
| Dissolver na água quente o caldo, mexendo até estar homogéneo, e colocar na panela com a cebola, aos poucos.
| Quando todo o caldo tiver sido acrescentado, deixar cozinhar durante pelo menos 20 minutos, ou até que engrosse e forme bolhas (ainda em lume médio).
| Descascar e cortar em pedaços médios a batata, o chuchu, a cenoura, a courgette e a abóbora.
| Juntar ao preparado anterior, reduzindo o lume, e levar a cozer até os vegetais ficarem bem cozidos e moles.
| Na parte final, aumentar o fogo para acabar de cozer, mas apenas em lume médio. A cozedura demora no mínimo 30 minutos, mas mais tempo pode ser necessário (para ficarem bem tenros e dar para triturar bem).
| Retirar do lume e passar com a varinha mágica, insistindo em triturar bem, até ficar uma mistura completamente lisa e algo espessa.

| Devolver ao fogão, deixar aquecer um pouco, não mais que uns minutos, e juntar o creme culinário e o leite. Aquecer mais uns minutos, até bem quente, e juntar os pedaços de salmão, envolvendo cuidadosamente. Se necessário, ajustar a quantidade de sal.





O creme ficou mesmo muito cremoso, parecia cetim! Estava com dúvidas sobre os pedaços de salmão, mas deram um toque delicioso. Ficou com um sabor bastante acentuado, sendo que não aconselho a que se coma em "grande" quantidade - pode tornar-se enjoativa. Sinceramente prefiro sopa normal, com um gosto menos acentuado, mas segundo alguns comentários (que me pareceram genuínos, juro!) foi a melhor sopa que algumas pessoas comeram... Tanto que houve uma sequela. Brevemente, aqui 

Num comentário às fotografias, broa de avintes é tãão boa! Muito melhor do que broa normal!

Bom fim de semana! 

_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 206kcal 
Proteínas: 7,4g
Hidratos de Carbono: 22.2g
-       Dos quais açúcares: 6.8g
Lípidos: 7.4g
-          Dos quais hidrogenados0g
Fibra: 4.0g
Sódio: 1026mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose ou 1/4 da receita). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real.
_________________________________________________________________________

Comentários

  1. Também já não me preocupo muito em seguir tudo à risca; se não tiver algum ingrediente (que é o que acontece na maioria das vezes) não meto ou substituo por outro. Quem sabe, a "nossa" receita até pode ser melhor que a original :p
    Confesso que não sei se seria capaz de usar o salmão assim, gosto demasiado de uma boa posta de salmão grelhado para o usar num creme de vegetais :p
    Mas aqui está um bom exemplo de um creme mais nutritivo e saudável que alguns que se encontram por aí. Não duvido que o salmão lhe dê um sabor fantástico ;)

    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Deve ser mesmo delicioso! O salmão é um dos meus peixes preferidos, adoro uma boa sopa de peixe :) É uma óptima sugestão para receber convidados em casa. Beijinho e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  3. Adoro salmão! O teu creme ficou com um aspecto delicioso. Eu provava!
    Também me irrita ter intrusos na cozinha. Parece que me falta o espaço para fazer as coisas e inventar à minha maneira. E quando dão dicas...? Grrrr...

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha



    P.S.: Há um novo passatempo no blog! :)

    ResponderEliminar
  4. Uma sugestão mesmo ao meu gosto, muito reconfortante,
    Bj

    ResponderEliminar
  5. mesmo não seguindo a receita à risca conseguiste um verdadeiro creme!! a textura parece deliciosa :D e aqui está uma coisa em que não me ajeito: sopas! bah já fiz 2 ou 3 vezes e nunca consegui um creme assim! acho que vou ver com mais atenção a tua receita ;) *
    The Healthy Fit Way

    ResponderEliminar
  6. Olá avelã...

    Eu quando vi as fotos bem que me parecia que aquilo ali do lado direito da foto era broa de avintes e bastou-me chegar ao final do post para ler que sim e comprovar :-)

    Ai... O que eu adoro broa de avintes! Essa tua receita parece-me deveras boa, nutritiva e tem salmão que eu gosto muito :-) Leva muitos ingredientes mas deve ficar um bom aveludado...

    Acho que vou ver melhor a receita...
    Beijinhos***
    joana

    ResponderEliminar
  7. Ai meu deeeus! Porque nao vens cozinhar p mim???? Ihihih

    ResponderEliminar
  8. já ando para comentar desde de domingo:)
    pois eu inicialmente também seguia as receitas à risca mas com o tempo fui fazendo as alterações, procurando saber mais sobre os alimentos.
    Um creme com sabor a peixe que eu adoro e bem aveludado, perfeito.

    beijinho

    ResponderEliminar
  9. R:hahah, o meu colega de casa tbm achava estranho xD
    depois de passar a varinha magica deito o ovo lá dentro da panela meto no fogão e deixo cozer e fica tipo escalfado :p

    bemmm, esse creme tem ar de ser muitoooo bom!!! Eu adoro salmão!! um dia deste experimento, mas qd tiver na casa dos meus pais que sai.me mais barato :p

    ResponderEliminar
  10. Eu por acaso não gosto de misturar peixe na sopa mas essa está com bom aspeto! :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t