Avançar para o conteúdo principal

Café Gelado Cremoso (Paleo, Whole30-Approved, Saudável, Sem Açúcar Adicionado, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten, Sem Lactose, Vegan)




Quando era pequena tinha como costume tomar leite com cereais ao pequeno-almoço, como já falei por aqui (por ser um grande marco na minha vida, claro), e normalmente esse leite era sempre tomado com café e adoçante. 
Não sou particularmente fã de café, apesar de a minha família mais próxima morrer por um semi-frio de café ou uma meia de leite espumosa, e quando deixei de tomar leite não insisti em mantê-lo na minha alimentação, portanto o hábito perdeu-se (de qualquer maneira não me quero tornar dependente :P). 
Continuo a gostar do sabor nalgumas coisas, mas como não uso frequentemente tenho algum "medo" de, se tomar, não coneguir dormir... e por isso esta maravilhosa receita, aparentemente inofensiva, acabou por se tornar num enorme problema.
Estes "cafés gelados" (versão industrial) tornaram-se numa espécie de moda no ano passado, e estão por todos os cafés - a tentar enganar as pessoas dizendo "0 (graus)" e esperando que leiam "0 calorias". Pormenores à parte, estava à espera de uma coisa refrescante e deliciosa, nem que fosse só pela promissora embalagem adorável e sabores que soam bem como caramelo (tenho um fascínio por café com caramelo, e curiosamente nunca provei nenhum de jeito. #queremosmaisStarbucksemPortugal), mas foi uma desilusão - era granuloso e não cremoso, e o sabor também não era nada de mais. 
Como sobreviver a tal desgosto? Fazendo uma versão mil vezes melhor e mais saudável, que foi obviamente o que eu fiz logo a seguir e não um ano depois. 
E agora estou oficialmente viciada neste café gelado - tanto que acabei por o beber ao jantar, 2 ou 3 horas antes de ir para a cama. Consegui dormir à mesma, e acho que fui bem sucedida em não me tornar viciada em cafeína - em contrapartida, acho que estou viciada neste café gelado incrivelmente cremoso e saboroso. Mas acho que não vou desintoxicar tão cedo...







Café Gelado Cremoso
Para 1 copo

Ingredientes:
[  1 banana grande congelada (100g)
[  50g (2 colheres de sopa) de quark/iogurte ou 50ml (5 colheres de sopa) de creme de coco 
[  Café (a gosto) (cerca de 50ml)

Preparação:
| Num recipiente fundo, com a varinha mágica, numa liquidificadora ou num processador de alimentos, triturar a banana congelada com o quark/creme de coco até ficar bem cremoso.
| Adicionar aos poucos o café (frio), triturando continuamente até ficar novamente homogéneo.



Gosto. Imenso. Disto. Fica extremamente cremoso, espesso, a textura é perfeita... Levemente espumoso e muito suave. Sabe a café, basicamente, com um toque de banana (dependendo da quantidade de café que colocarem). Com os ingredientes também não podia ser mau... O coco não se nota.
Congelo a banana às rodelas, num recipiente de plástico que cubro posteriormente com película aderente ou um saco de plástico (para não ficar com gelo). Triturar com a varinha mágica é um bocado chato ao início, mas mesmo assim é rápido (e indolor).
A quantidade de café depende do quão forte ele é, e vai influenciar também a consistência, obviamente. Também vai variar conforme o gosto, eu gosto do sabor a café.
Eu vi a ideia na página de Facebook «Receitas da Gi» e pela espuma soube que tinha de fazer algo parecido :P tive de adaptar por os ingredientes estarem de fora para mim, acho que a consistência é bastante diferente, mas a essência está lá.
...Resumindo: é muito bom!
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 220g, um copo)
Energia: 115kcal
Proteínas: 5.7g
Hidratos de Carbono: 24.7g
-       Dos quais açúcares: 14.0g
Lípidos: 0.4g
-      Dos quais hidrogenados: 0g
-      Dos quais saturados: 0g
Fibra: 2.6g
Sódio: 2 mg
     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 220g, 1 copo ou a totalidade da receita). Foi calculada com quark e não creme de coco. Para que o produto seja paleo e whole30-approved deverá ser feito com creme de coco. Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real.
_________________________________________________________________________

Comentários

  1. Fiquei curiosa quanto ao sabor desse café gelado! Mas pela cremosidade deve saber lindamente!

    ResponderEliminar
  2. Ummm que delicia¡¡¡ me lo apunto ahora mismo¡¡, besos

    ResponderEliminar
  3. Creme de coco não é o mesmo que leite de coco pois não? Tenho de experimentar! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, o creme é mais espesso... Diz mesmo «creme» na embalagem. É muito cremoso e mesmo bom :D
      (Admito que gosto de comer à colher :P)

      Eliminar
    2. Onde se vende o creme de coco?

      Eliminar
    3. Existe em praticamente todas as superfícies comerciais - pelo menos sei que há no continente, pingo doce e E. Leclerc. Existe em latas ou em pacotinhos de cartão, parecidos aos do leite achocolatado... Há várias marcas: kara, jerónimos, koala, marcas brancas... Em alternativa, se deixares o leite de coco (gordo e em lata) repousar no frigorífico sem tampa, o creme de coco acumula-se na parte de cima :)

      Eliminar
  4. eu adoro sabor a café :D e essa bebida parece me muito bem vou ter que experimentar vou vou.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  5. Confesso que gosto muito muito de café e fico louca quando não bebo qualquer coisa com café todos os dias, mas esta sugestão parece-me deliciosa :) tem mesmo bom aspecto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que tem um aspecto fabuloso, lá isso tem ... que delicia! O café assim fez-me lembrar, ainda que a consistência pouco tenha de semelhante, o refresco de café que os Verões faziam querer!
    Obrigada pela sugestão partilhada, adorei! E vou experimentar! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. E desta também não gosto, pois não gosto de nada que tenha café. Nem que seja só um bocadito =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Olá avelã...

    Pela junção dos ingredientes confesso que fiquei mesmo desejosa de saber a que sabe... A que sabe na realidade :-)
    Não se sente o sabor a banana? E o porquê de a banana ser congelada? Para se tornar frio? Não posso fazer com banana normal e depois meter no frigorífico depois de estar feito... Deve dar ao mesmo não? (podes já ter experimentado...)
    A sugestão com iogurte também me agrada... E agora vou-te perguntar uma coisinha (não leves a mal...) Excluir lacticínios da tua alimentação não te trará problemas? Não consomes todo e qualquer tipo de lacticinios sempre ou apenas enquanto estás nisto do whole 30? Só pergunto isto porque agora fiquei na dúvida com a tua afirmação... Os lacticinios estão na roda dos alimentos, fornecem-nos cálcio entre outras coisas que supostamente só os lacticinios nos poderão dar (digo eu - que percebo menos que tu)... Eu sou apologista de de ter moderação em relação aos lacticinios mas a sua erradicação deixa-me confusa sinceramente a nível nutricional...
    Quanto a esta sugestão, é mais uma para experimentar! Como todas as tuas receitas... Tenho um rol delas em espera que nem é bom!!!

    Beijinhos***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :D
      É difícil de descrever o sabor do café, mas eu não diria que sabe muito a banana... O sabor principal é o do café, e apesar de o doce da banana estar lá não se sente concretamente :)
      Eu não faria com banana «normal... A banana (congelada) ganha volume (ar) e fica muito cremosa, semelhante a gelado. Por isso este café acaba por ser uma espécie de gelado mais líquido :) Fazer com a banana normal não é a mesma coisa, nunca experimentei mas tenho quase a certeza... A composição é diferente, a banana congelada é triturada e fica logo cremosa e a não-congelada fica tipo puré, depois ao ser refrigerada não «recupera» a cremosidade. Também dá, mas o resultado não será o mesmo :)
      Eu antes consumia alguns lacticínios, mas não muitos (queijo fresco batido, essencialmente). Leite já não bebia e iogurtes também quase nunca. O programa tem algum apoio «científico» e baseia-se em alguns pontos para a exclusão de lacticínios... até porque é suposto «descobrir» e identificar alergias ou intolerâncias, e o leite normalmente causa bastantes.
      Mais recentemente tem-se vindo a pensar que os lacticínios não fazem tão bem quanto se pensava, e a organização mundial de saúde até reduziu a dose recomendada. Está relacionado com o facto de não ser muito natural beber leite depois da infância (por esta razão também há muitos adultos intolerantes à lactose) e até a revelações (não definitavente certas ou absolutas, claro) segundo as quais os lacticínios provocavam osteoporose, em vez de a prevenirem (ainda há quem defenda o contrário, claro).
      De qualquer maneira, o cálcio não é exclusivo do leite - está também presente em vegetais de folha folha verde – os espinafres, por exemplo, têm bastante cálcio – ou noutras fontes (as sardinhas têm muito cálcio também! :)).
      A roda dos alimentos é sobrevalorizada :P

      Eliminar
    2. Obrigada pela explicação avelã :-)

      Nalgumas coisas concordo, noutra ainda tenho as minhas dúvidas, mas acho que é sempre assim!

      Beijinhos grandes***

      Eliminar
  9. #queremosmaisStarbucksemPortugal xD Passo mal contigo!

    Olha esses ingredientes! Mas é claro que isso vai ficar bom! E olha como é cremoso... ♥.♥

    Nunca tomei café gelado. Ou cremoso. Também não sou tão fã de café (quanto acento nas últimas palavras! o.o), mas uso bastante em aulas chatas, quando quero acordar :P Mas não acho que influencie tanto a ponto de me manter sem sono a noite. Gosto muito de café com leite, bem doce (como tudo na minha vida :P).

    :*

    ResponderEliminar
  10. Adoro sabor a café. Parece-me que vou experimentar! :D

    Beijinho *

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Tão cremoso!!! ;)
    Adoro aroma a café.
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Olá! Hoje experimentei esta receita. Como não tinha quark, coloquei iogurte natural. Ficou DELICIOSO!!! Mais uma receita provada e aprovada :) Bjinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t