segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Tofu com Broa (Saudável, Vegan, Sem Lactose)

Hoje é a minha vez de participar no desafio A Preparar o Natal. A minha participação no desafio antecessor (Na Mesa de Natal não Pode Faltar, do ano passado) foi uma sobremesa, que como sabem é mais a minha praia - nessa altura a receita que partilhei foi a de um arroz doce saudável.
Este ano calhou-me um tema diferente: sugestões para o jantar/almoço de Natal. Ocorreu-me fazer uma versão vegan de um dos pratos tradicionais da época, invariavelmente feitos com bacalhau, usando tofu para substituir o peixe - à semelhança do ano passado, em que partilhei uma receita de roupa velha vegan.
Não é questão de tornar o prato mais saudável, porque se o é ou não com estas alterações é questionável. Acho que fazer reinvenções vegan de pratos tradicionais é uma boa forma de provar às pessoas mais reticentes que é possível fazer uma refeição deliciosa sem carne, peixe, ovos ou produtos lácteos. Por vezes ficamos demasiado presos a rótulos - não ser vegan ou vegetariano não implica que não se possa reduzir o consumo de produtos animais, há várias opções válidas entre o oito e o oitenta. Por isso experimentem este tofu com broa e digam-me se é mesmo imprescindível ter bacalhau no almoço/jantar de Natal :)






Tofu com Broa (Saudável, Vegan, Sem Lactose)
Para 4 pessoas

Ingredientes:
[  400g de tofu (usei fumado, mas natural também serve)
[  Sumo de limão
[  Sal
[  Manjericão 
[  Louro (em pó)
[  Pimenta Branca
[  Salsa
[  1 cebola
[  2 dentes de alho
[  Azeite 
[  100g de alho francês
[  1 cenoura ralada
[  200g de broa

Preparação:
| Pelo menos umas horas antes de começar a cozinhar (também podem fazer de véspera), cortar o tofu em pedaços e temperar com sumo de limão, sal, manjericão, louro, pimenta branca e salsa. 
| Na altura de cozinhar, picar a cebola e os dentes de alho e refogar ambos em azeite (usei um wok, mas também podem usar um tacho ou frigideira).
| Quando a cebola estiver translúcida, adicionar o alho francês cortado às tiras e deixar amolecer.
| Esmagar o tofu com um garfo e adicionar ao wok. Saltear durante uns minutos.
| Juntar a cenoura ralada e deixar cozinhar mais um pouco.
| Transferir o preparado para um tabuleiro que possa ir ao forno.
| Colocar a broa no copo de um processador, juntamente com um pouco de salsa e duas colheres de sopa de azeite. Triturar tudo a uma velocidade elevada durante alguns segundos, de forma a que a broa fique em pedaços pequenos.
| Cobrir o preparado com tofu, no tabuleiro, com esta mistura.
| Levar ao forno pré-aquecido a 200 graus até que a broa fique tostada.


Bem, entre tofu salteado com vegetais e uma cobertura de broa crocante, acho que não resta muito a dizer... :D
É um prato fenomenal, muito reconfortante e natalício, ainda que lhe falte o omnipresente bacalhau. Sendo à base de tofu, não é propriamente semelhante ao habitual bacalhau com broa - mas refeições vegetarianas deliciosas valem por si só, não precisam de copiar 'ninguém' :P
Também se come muito bem aquecido, o que é sempre uma vantagem!
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Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 378kcal
Proteínas: 15.6g
Hidratos de Carbono: 30.5g 
-       Dos quais açúcares: 6.3g
Lípidos: 23.5g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 3.7g
Fibra:  5.7g
Sódio: 304mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose ou 1/4 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
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quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

20% de Desconto + Ofertas na EU Nutrition


Até dia 10 deste mês ao usar o cupão euavela15 em encomendas na EU Nutrition podem ter um desconto extra (de 20%), e ainda receber ofertas:
Encomendas >35€: 1 molho de canela e 1 de ketchup
Encomendas >50€: 1 molho de canela e 1 de ketchup + 1kg de manteiga de amendoim smoothie

(Os valores mínimos das encomendas são considerados após ser aplicado o desconto)

Aproveitem para encomendar presentes para quem gosta destas coisas, é uma boa oportunidade :) 

Se não conhecem ainda os molhos, são estes:


Foram lançados há pouco tempo e há 7 sabores disponíveis (2 doces e 5 salgados). Têm 0 calorias (e por isso também 0g de açúcar, hidratos, gordura e etc., claro). Já experimentei alguns e ando especialmente fã do de canela, do caesar e do de tomate e manjericão (o único outro que provei foi o de morango, e não gosto muito de xaropes de fruta - mas não desgostei)!

Para quem pergunta/refere a questão de não serem 'naturais' e terem adoçante, entre outras coisas: sem dúvida que são algo 'processados'. Eu não uso diariamente, e acho que a questão de fazer mal ou bem depende sempre da quantidade e da frequência com que ingerimos os alimentos, ou seja, é preciso é ter moderação. Mas isso depende das escolhas de cada um :)

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Bolo de Cenoura Saudável (Vídeo)

Ontem publiquei um novo vídeo no blog, com a receita do bolo de cenoura saudável - vão lá espreitar :D

Como podem ter reparado, já há dois meses que não publicava no canal. Os vídeos dão algum trabalho e parece-me que não despertam muito interesse - pelo menos não tanto quanto as receitas novas aqui no blog. Tendo em conta tudo isto e a minha preguiça, provavelmente não irão aparecer muitos novos nos próximos tempos - aproveitem este :P


Aproveito para deixar as fotos das primeiras participações no desafio de Natal:
Crinkles do Diário da Inês

Bacalhau com broa e espinafres da Casinha das Bolachas

Rabanadas da Petiscana
Visitem os blogs para conhecerem as receitas! :)

sábado, 25 de novembro de 2017

Produtos #42 - Skyr Adágio


Hoje o post é sobre mais uma marca de Skyr, desta vez a Adágio. Já provei todas as variedades disponíveis (a natural e duas de sabores) e decidi deixar aqui a minha opinião, bem como os rótulos, para quem estiver interessado :)

Podem comprar os iogurtes nas superfícies comerciais do costume (Continente, Jumbo, E. Leclerc,...), e o preço ronda os 1,99€ por pacote (sendo que cada pacote tem dois iogurtes). 

Como de costume, os naturais não são adoçados, mas os de sabores têm açúcar - deixo fotos de todas as tabelas nutricionais e listas de ingredientes abaixo, se quiserem ver com mais detalhe. Os sabores estão ordenados por ordem de preferência (minha, só para deixar claro) :P

1º - Natural





Achei a textura do natural bastante diferente da dos 'skyrs' naturais que já provei até agora - é muito cremosa e não é tão espessa nem 'enrola na boca' como no caso dos do Lidl (sei que há quem não goste disso). 
O sabor também é algo diferente, mais leve e menos ácido. Sinceramente prefiro skyr como o do Lidl, mais denso e com um sabor mais forte, mas mesmo assim até gostei deste!


2º - Quinoa, Avelã e Sementes





As versões de sabor também têm algumas particularidades, em especial o facto de a calda não ser só de fruta e não ser líquida - é consistente e tem bastante mais textura do que é costume. Este aspeto meteu-me alguma impressão (tanto neste sabor como no outro): a calda não liga bem com o iogurte e fica um bocado 'papa', não fiquei muito fã :P
O sabor não é mau, até é agradável, e eu gosto bastante dos frutos secos que fazem parte do iogurte, mas a textura da calda ofusca um bocado o resto.


3º - Romã, Goji e Aveia




Sim, o meu frigorífico é um campo de minas
Em termos de textura o comentário é o mesmo. De resto é um pouco mais doce, por a calda ser de fruta - e também gostei do sabor, mesmo não sendo fã de goji (não achei que soubesse às bagas).
Mesmo assim, o resultado geral não me agradou muito, novamente por causa da calda.


Resumo: os de sabores estão entre os skyr de que menos gostei (mas não são os piores, o último lugar está reservado para os do Continente :P), mas achei o natural bastante bom.
E vocês? Provaram? Se sim, gostaram ou nem por isso? :)

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

A Preparar o Natal


À semelhança do ano passado, a Ana do blog Casinha das Bolachas (este ano com a ajuda da Cláudia do O Prazer da Cozinha) criou um desafio de Natal, que contará com a participação de vários blogs - incluindo, adivinhem, o meu :P 

Acho que o nome da própria rubrica é bastante auto-explicativo: contará com várias sugestões e dicas natalícias, o que nesta altura do ano dá sempre jeito. Para mais detalhes espreitem o blog da Ana :)

E é isto - depois vou partilhando as sugestões aqui no blog e pelas redes sociais, fiquem atentos!

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Panquecas de Coco (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Açúcar Adicionado)


Quando há uns anos estava numa demanda pelos muffins perfeitos, com um domed top como deve ser, uma das dicas que encontrava mais frequentemente era a de que a massa deveria ter bastante farinha, porque se fosse demasiado líquida os bolos não iam crescer tanto. Tentei ainda algumas vezes aumentar ligeiramente a quantidade de farinha das receitas, mas não fiquei muito fã do resultado - os queques ficavam mais densos e menos fofos em consequência deste aumento.
A mesma dica é normalmente dada em tutoriais para fazer panquecas perfeitas (aliás, panquecas e muffins costumam ter procedimentos muito semelhantes). De forma a obter panquecas ao estilo americano, altas e fofas, é claro que a massa não pode ser muito líquida - quanto mais líquida for a massa mais baixinhas serão as panquecas.
Eu até costumo fazer as panquecas mais finas, até porque, assim como nos muffins, uma massa com mais farinha normalmente resulta em panquecas menos fofas. As que vos deixo hoje combinam o melhor dos dois mundos: como podem ver pelas fotos ficaram bastante gordinhas, mas ao mesmo tempo estavam fofas e leves (vão ter de acreditar em mim - ou fazer as panquecas, que é capaz de ser uma tarefa mais agradável do que acreditar em mim :P). E levaram apenas 20g de farinha, contrariando todas as leis universais.
Dito de outra forma, foi com estas panquecas que percebi todo o fascínio que existe em volta de panquecas feitas com farinha de coco. Esta farinha tem imensa fibra, e por isso absorve uma quantidade incrível de líquido, o que faz com que a massa não fique demasiado pesada (porque tem pouca farinha) mas tenha uma textura espessa na mesma (porque a farinha que tem parece uma esponja).
Se têm os mesmos dramas culinários que eu estas panquecas são a solução para todos os vossos problemas. ;)





Panquecas de Coco (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Açúcar Adicionado)
Adaptado daqui
Para 8 panquecas

Ingredientes:
[  3 ovos
[  1 colher de sopa de óleo de coco
[  120ml de leite (pode ser vegetal ou sem lactose para a versão sem lactose)*
[  1 colher de chá de mel
[  20g de farinha de coco (usei a do site Faz Bem - à Tua Vida - podem ter 15% de desconto em todo o site ao usar o cupão EUAVELA15)
[  1/4 de colher chá fermento
[  1 pitada de sal

Ingredientes:
| Colocar num recipiente os ovos, o óleo de coco derretido, o leite e o mel e bater bem.
| Juntar a farinha, o fermento e sal e misturar até o preparado estar homogéneo.
| Numa frigideira antiaderente pré-aquecida a lume baixo, colocar pequenas porções da massa (cerca de uma colher de sopa por panqueca).
| Virar as panquecas quando estas estiverem cozinhadas por baixo (ou seja, quando as bordas começarem a apresentar um aspeto sólido e conseguirem descolar as panquecas da frigideira e virá-las sem as desfazer).
| Repetir o procedimento até terminar a massa.

*Comecem por pôr menos, uns 50ml, e adicionem no fim um pouco mais até a massa ter consistência de massa de panquecas. Eu usei 120ml, mas depende por exemplo do tamanho dos ovos e da farinha utilizada, e ainda de como preferem as panquecas - se gostam delas mais finas usem mais, se gostam delas mais altas usem menos.



As panquecas ficaram extraordinariamente fofas, como acho que as fotos deixam transparecer. Apesar de o único adoçante ser uma colher de chá de mel, achei-as suficientemente doces. Acompanhei com chips de coco e um fio de mel, mas com chocolate negro devem ficar ainda mais deliciosas!
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Informação Nutricional (por uma panqueca)
Energia: 57kcal
Proteínas: 2.9g
Hidratos de Carbono: 3.4g 
-       Dos quais açúcares: 1.6g
Lípidos: 3.6g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 2.2g
Fibra:  1.1g
Sódio: 51mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 panqueca ou 1/8 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
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sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Papas de Aveia (com Aveia Proteica) (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Visto que muita gente me tem perguntado como preparo papas com as novas farinhas de aveia da EU Nutrition (com claras) decidi fazer um post rápido com a receita - espero que gostem! Se quiserem adquirir a aveia podem ter 15% de desconto na compra e ainda receber ofertas, vejam os pormenores da campanha no fim do post :)



Papas de Aveia (com Aveia Proteica) (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Ingredientes:
[  40g de farinha de aveia com claras (o meu sabor favorito é o de bolacha maria, mas oreo também é maravilhoso; podem comprar aqui com 15% de desconto ao usar o cupão euavela15)
[  100ml de leite (pode ser vegetal)*
[  200 a 300ml de água (depende do gosto - com 200ml ficam mais espessas e mais doces, com 300ml ficam mais leve. As papas das fotos foram feitas com 300ml.)*

Preparação:
| Colocara a aveia num tacho pequeno. Juntar parte do leite e mexer até a farinha estar bem dissolvida. Aos poucos, adicionar o restante leite e a água, misturando.
| Levar a mistura ao fogão, em lume baixo.
| Deixar engrossar, mexendo sempre até obter a textura desejada.

*Claro que podem usar mais leite e menos água ou vice-versa; eu prefiro esta proporção, mas desde que usem 300 a 400ml de líquido no total resultará bem.



Como sabem, eu sempre gostei de adicionar claras às papas de aveia, por isso estas novas aveias da EU Nutrition são basicamente o meu ideal de perfeição para papas. A textura fica um bocadinho diferente de quando uso aveia com sabor normal + claras líquidas (não sei explicar :P) mas é muito boa também! O sabor já achei muito parecido ao das aveias normais (dos mesmos sabores).
Aproveito para mencionar que até segunda-feira podem (em adição aos 15% de desconto) receber algumas ofertas ao fazer encomendas na EU Nutrition. Como sempre, é só usar o meu cupão, euavela15. Vejam quais são as ofertas nas imagens abaixo :)

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Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 174kcal
Proteínas: 15.4g
Hidratos de Carbono: 22.6g 
-       Dos quais açúcares: 5.4g
Lípidos: 2.4g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.5g
Fibra:  3.6g
Sódio: 430mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose ou a totalidade da receita). O leite considerado foi leite de vaca magro. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
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