Avançar para o conteúdo principal

Produtos #27 - Whey Isolada com Sabor a Bolacha Maria

Ainda há umas semanas uma seguidora me perguntou no Instagram quais os sabores de aveia isolada que a EU Nutrition vendia, porque por recomendação da nutricionista apenas utilizava whey com desse tipo. Na altura a marca apenas tinha 3 sabores, entre a whey isolada (85g de proteína por 100g) e a whey 'pure iso' (90g de proteína por 100g): iogurte de limão, morango e chocolate.

Penso que é um mal geral da whey isolada - visto ser mais dispendiosa há menos gente a optar por ela, e por isso acaba por ter menos variedade de sabores. No entanto, o mercado dos suplementos vai expandindo cada vez mais e há uns dias houve uma ótima surpresa da EU Nutrition: o lançamento de uma whey isolada 'pure iso' com sabor a bolacha maria.

Este sabor é ótimo e não se encontra facilmente em whey, menos ainda numa que tenha 90g de proteína por 100g - se apenas tomam whey isolada é uma novidade muito boa e uma oportunidade para variarem! Claro que o preço é mais elevado: um pote de 900g custa 35,80€, mas se juntarem a promoção de lançamento (está a 28,99€) com o meu código de desconto, euavela15, conseguem comprá-la por 24,64€, um preço bastante competitivo.

Este post serve para vos dar a minha opinião a todos os níveis sobre esta whey, que é a que tenho usado. Lembrem-se de que tudo o que eu digo não passa de  uma opinião, e de que não tenho nenhuma formação na área da saúde/nutrição. ;)


Como podem ver, as quantidades de gordura e hidratos são praticamente nulas

O que diferencia a whey isolada da whey normal é o melhor perfil, obtido removendo lactose e gordura através de métodos de processamento (neste caso CFM, ou Cross Flow Micro-Filtration, um método bastante reputado). Esta em particular tem outras boas caraterísticas, como ser adoçada em parte com stevia, ter enzimas digestivas e probióticos e não conter espessantes, que acabam por atrasar a absorção da whey (o que é bastante inconveniente para alguém que utiliza whey isolada como parte de um regime alimentar e de treino restrito).



Algumas pessoas perguntam-me que whey devem usar. Nem toda a gente tem necessidade de tomar whey, e aconselho que a decisão de o fazer seja informada (como qualquer outra decisão alimentar, porque a whey não é nenhum bicho perigoso como às vezes se quer fazer entender). Se forem realmente tomar então a isolada é sem sombra de dúvidas a com mais qualidade, a questão é se a diferença de preço justifica o efeito. Talvez se têm uma dieta mais relaxada, não contam macros e apenas fazem desporto a nível amador, seja suficiente ficarem-se por uma whey 'normal' (também existe whey não isolada com sabor a bolacha maria, e é mais em conta), embora se estiverem dispostos a pagar um pouco mais por mais qualidade a isolada também seja uma boa opção.

No caso de serem intolerantes à lactose (esta isolada é isenta), estarem num regime muito apertado de macronutrientes ou praticarem desporto a outro nível então tomar whey isolada pode fazer realmente a diferença.


Relativamente aos usos, sendo uma whey de tão boa qualidade o preferível é mesmo beber com água (no pós-treino, por exemplo), de forma a aproveitar todo o seu potencial (o que não significa, claro, que não tenha feito um ou outro bolinho - já lá chego :P).

O sabor dela é bastante agradável - sabe/cheira bastante a bolacha, embora um pouco menos que a aveia do mesmo sabor (é normal, whey costuma ser bastante diferente de aveia com sabor). Tem um ligeiro aftertaste, mas diferente do das wheys que provei até agora, não sei se por ser isolada (é a primeira isolada que uso).


Com água

Relativamente à dissolução, achei-a muito boa, com algumas agitações no shaker ficou praticamente homogénea. Como a whey não tem espessantes e é clarinha o aspeto não fica propriamente bestial com água, mas bebe-se bem. Usei 150ml para 3/4 de scoop, acho que a medida de água recomendada na embalagem é um bocadinho exagerada.

Não satisfeita com o aspeto anémico deste copo, hoje lá fui fazer outro com leite para ver se publicava uma foto de um batido mais bonitinho (agradeçam-me depois).


Desta vez não fiz a coisa por menos e usei um leite de coco super espesso, por isso aqui têm o meu segundo batido, digno de um anúncio da Mimosa:

E estava a tirar foto, a fazer uma storie em vídeo no instagram e a despejar o batido ao mesmo tempo, imaginem se me estivesse a concentrar na foto :P
Antes que me perguntem, comprei o leite no E. Leclerc e está aqui a lista de ingredientes e a informação nutricional (eu sei, desarmei-vos completamente de todas as perguntas que tinham. O que é que querem, com o tempo começam a ser um público previsível :P).



Usei na mesma 150ml de líquido (neste caso leite) e 3/4 de scoop de whey, mas desta vez 'o líquido' tinha textura de natas e por isso o resultado foi completamente diferente. Achei o resultado bem melhor, o batido ficou super cremoso e com um sabor mais agradável (embora não tivesse desgostado do anterior).

Iogurte grego com esta whey & pepitas de chocolate negro
Este é sempre o meu 'teste' às wheys (costumo experimentá-las assim, com iogurte) e esta passou com distinção. O sabor fica realmente bom - quem não adora iogurtes com sabor a bolacha, certo?

Usei-a também misturada com iogurte como topping de uma panqueca gigante, onde foi igualmente bem sucedida.

Por falar em panquecas gigantes, já viram o vídeo de anteontem?
Por fim, usei-a ainda em duas sobremesas mais compostas: uma queijada e umas bolachas de forno, receita nova (fi-las hoje) mas que já conquistou um lugar fixo no meu coração.

Queijada não-de-todo-demasiado-torrada-porque-me-esqueci-dela-no-forno
 A receita é a da queijada com whey que publiquei recentemente. Ficou muito boa! E os cozinhados com whey deste sabor têm uma grande tendência para cheirar maravilhosamente bem. Ficam avisados. ;)

Por último, as bolachas:

Esperem, fica ainda mais decadente...

Pronto, é isto. Uma bolacha húmida de amendoim (e bolacha maria, claro) mesmo muito viciante que já estou a imaginar com gelado de banana. ;)
Mais uma vez, porque já prevejo alguns insistentes pedidos de receitas, aviso já que vou publicá-la no aqui no blog quando puder. ;)

Fico-me por aqui, porque comecei a usar esta whey há pouco tempo e que me lembre não fiz mais nenhuma experiência com ela. Se também a encomendaram não se esqueçam de partilhar a vossa opinião comigo :)

Comentários

  1. Foi produto que nunca experimentei mas como não faço desporto também não é algo que deva consumir! :) Mas com essas receitas que fazes bem me deixas com vontade. :p
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Ena pa isto parece mesmo bom. Não costumo comprar disto, mas parece-me bem :)


    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  3. Prendeste a minha atenção do início ao fim. Vou lá dar uma vista de olhos e falar ao namorado =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Devo dizer que essas bolachas são um atentado à minha integridade visual! Já fiquei com fome

    ResponderEliminar
  5. Avelã, avelã, para quando a receita das bolachas húmidas de amendoim e bolacha maria...??
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não está esquecida, mas eu faço imensas receitas e depois demoro um bocado a publicá-las :P Vou ver se me despacho!

      Beijinhos :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t